
Dicas de manutenção preventiva
Transmissão
O sistema de transmissão, basicamente, é responsável por transmitir a potência do motor para as rodas, permitindo que o veículo se mova. A manutenção preventiva dele é essencial para garantir o bom funcionamento do veículo e evitar problemas graves e bem onerosos quando se trata de transmissões automáticos.
Geralmente as transmissões automáticas demandam maiores cuidados e manutenções preventivas, principalmente relacionadas a troca de fluído de lubrificação da transmissão.
A PRP Mecânica Automotiva destaca algumas dicas importantes e motivos para que você mantenha o sistema de transmissão do seu veículo em perfeito estado de conservação e faça as manutenções preventivas.
Verificação do nível, da condição e troca do fluido da transmissão:
-
A transmissão delega ao fluido de lubrificação a tarefa de movimentar o veículo, operar as embreagens e pistões dos servos e, ainda, resfriar e lubrificar os componentes internos da transmissão, por isso manter esse componente com suas características e propriedades de fabricação é fundamental para conservação do sistema de transmissão.
-
Verifique regularmente o nível do fluido transmissão e siga as recomendações do fabricante para a troca. Faça a substituição do fluido conforme as recomendações do fabricante. Isso ajuda a manter a lubrificação adequada e prevenir o desgaste prematuro.
-
Geralmente, a cada 30.000 a 60.000 quilômetros é um intervalo comum de troca do fluído, mas verifique o manual do proprietário para obter informações específicas.
-
O mais importante é realizar a verificação do nível e das características. A maioria dos manuais indica que essa checagem seja feita a cada 10.000 ou 20 mil km rodados.
-
Além do fluído alguns veículos possuem um filtro de transmissão que também precisa ser substituído periodicamente.
Inspeção de Vazamentos:
-
Verifique se há vazamentos de fluido de transmissão. Observe sob o veículo se há indicios de vazamentos como manchas de óleo.
-
Vazamentos podem levar à perda de fluido, causando danos à transmissão.
-
Regularmente, faça uma inspeção visual do sistema de transmissão em busca de vazamentos. O ideal é solicitar que um profissional verifique se há indícios de vazamentos.
Teste de condução:
-
Ao conduzir o veículo preste atenção para identificar possíveis problemas de funcionamento da transmissão.
-
Fique atento a mudanças no comportamento da transmissão, como solavancos, trepidações, ruídos estranhos ou dificuldade em engatar marchas. Se notar algo incomum, procure um profissional para uma avaliação.
Verificação das juntas homocinéticas:
-
A junta homocinética pode ser considerada como um componente da transmissão. Ela é a peça que liga o semi eixo da transmissão ao cubo da roda. Com isso, a junta homocinética auxilia diretamente na transmissão de força do motor para as rodas de tração, permitindo que elas girem da forma correta.
-
Danos e desgastes nesses componentes podem acarretar comprometimento do sistema de transmissão.
-
Inspecione as juntas da transmissão e os suportes para garantir que estão em boas condições. Juntas desgastadas podem resultar em vazamentos, enquanto suportes danificados podem causar vibrações excessivas.
Ajuste na transmissão:
-
Alguns carros podem permitir ajustes na transmissão. Se notar problemas de troca de marchas, consulte um profissional para verificar se ajustes são necessários.
Manutenção do Sistema de Arrefecimento:
-
A transmissão também é refrigerada pelo sistema de arrefecimento do veículo. Um sistema de arrefecimento eficiente e em bom estado de funcionamento e consercação é vital para evitar o superaquecimento da transmissão.
-
Certifique-se de que o líquido de arrefecimento esteja no nível correto e que o sistema esteja funcionando corretamente.
Seguir as recomendações do manual do proprietário:
-
O manual do proprietário do veículo fornecerá orientações específicas para a manutenção preventiva da transmissão do seu veículo. Siga essas recomendações para manter a garantia e o desempenho adequado do veículo.
Ao comprar um carro usado, é fundamental realizar a verificação do sistema de transmissão logo na primeira revisão automotiva com seu mecânico de confiança, para garantir que não haja qualquer falha de vedação no sistema e que o nível e a condição do fluído estejam corretos.
Lembre-se de que a manutenção preventiva é fundamental para prolongar a vida útil do sistema de transmissão e evitar reparos custosos. Se você notar qualquer problema durante a condução, consulte um mecânico para diagnóstico e reparo adequado.
A PRP Mecânica Automotiva espera ter ajudado com essas dicas e alertas.
Em caso de dúvidas entre em contato e agende seu atendimento, a A PRP Mecânica Automotiva terá um grande prazer em atende-lo.