
Dicas de manutenção preventiva da PRP
Freios

Quando falamos de freios, estamos falando de segurança e isso é coisa séria. A manutenção dos sistemas de freios desempenham um papel vital na segurança do condutor, seus passageiros e demais integrantes do trânsito.
A PRP Mecânica Automotiva destaca algumas dicas e motivos da importância para que você mantenha sempre os sistemas de freios do veículo revisados e em bom estado de conservação .
Os sistemas de freios estão ficando cada vez mais eficientes e com tecnologias modernas, mas a grande maioria dos veículos ainda possuem sistemas compostos por mecanismos mecânicos - hidráulico, com componentes comuns, tais como: pastilhas, sapatas, discos, tambores, sistema hidráulico (mangueiras e fluído), cilindro mestre, entre outros.
Alguns sinais podem indicar necessidade de manutenção freios e indicar mau funcionamento do sistema.
Ao utilizar seu veículo observe:
-
Trepidação no volante ao pisar no freio. Se ao frear você sentir alguma trepidação no volante, saiba que isso pode ser sinal de disco de freio empenado.
-
Barulho e ruído anormal ao acionar freios. Preste atenção a ruídos anormais durante a frenagem, rangidos ou outros sons incomuns, isso pode ser um sinal de que as pastilhas de freio precisam ser substituídas.
-
Pedal de freio baixo ou enrijecidos. Se o pedal de freio estiver muito baixo, pode ser por conta da falta de fluido (geralmente indicada no painel) ou também em virtude de algum problema com o servo ou até o cilindro mestre. A dificuldade para pisar no pedal tem a ver com o servo do freio, por isso, se sentir que o pedal estiver muito duro para pisar pode ser preciso substituir esse componente.
-
Se não há códigos de falha no sistema de freios antibloqueio (ABS), geralmente ascende um sinal de alerta no painel do veículo.
Também é possível realizar uma inspeção visual para se observar se existem vazamentos, nos sistemas hidráulicos observando se o nível do fluído de freio esta no nível adequado, devendo observar as recomendações do fabricante para substituição periódica, pois o fluido de freio absorve umidade ao longo do tempo, o que pode comprometer o funcionamento do sistema.
Pode também ser verificado se a espessura das pastilhas de freio (ou sapatas, no caso de freios a tambor) estão dentro das especificações do fabricante e a superfície dos discos de freio e tambores apresentam sinas desgastes excessivos e irregularidades.
Siga os intervalos de manutenção recomendados pelo fabricante para a substituição de componentes, como pastilhas, discos e fluido de freio.
É importante lembrar que a manutenção dos freios deve ser realizada por profissionais qualificados, especialmente se envolver a desmontagem de componentes críticos.
Em caso de qualquer problema perceptível nos freios, é recomendável procurar imediatamente uma oficina mecânica automotiva.
A segurança é a principal prioridade ao lidar com sistemas de freios.
A PRP Mecânica Automotiva espera ter ajudado com essas dicas e alertas.
Em caso de dúvidas entre em contato e agende seu atendimento, a A PRP Mecânica Automotiva terá um grande prazer em atende-lo.