
Dicas de manutenção preventiva da PRP
Suspensão

A manutenção preventiva da suspensão de um carro também é muito importante para a segurança dos usuários e durabilidade do veículo.
Componentes em mau estado de conservação e danificados podem gerar perda do controle do veículo em situações que não ocorreria (ex: ao fazer uma curva) caso a suspensão estive em perfeito estado de conservação.
A PRP Mecânica Automotiva destaca algumas dicas e motivos da importância para que você mantenha sempre os componentes da suspensão revisados e em bom estado de conservação.
Um fato comum é o comprometimento sistêmico dos componentes da suspensão quando um deles danifica e não é realizada manutenção corretiva, pois passa a ocorrer um "efeito cascata".
Os principais componentes da suspensão são os amortecedores, molas, coxins, pivos, bandejas, barras estabilizadoras, buchas e borrachas, coifas, pneus, entre outros itens.
Alguns pontos podem ser avaliados visualmente ou chamarem a atenção do condutor ao utilizar o veículo, indicando a necessidade da realização de uma manutenção preventiva.
Observe e fique atento.
Barulhos anormais e trepidações:
-
Esteja atento a qualquer barulho anormal ao dirigir, como batidas, rangidos ou estalos. Observe se ao transitar por superfícies irregulares ou fazer curvas é perceptível trepidações anormais .
Buchas estabilizadoras, parafusos e borrachas:
-
Verifique as buchas das barras estabilizadoras quanto a desgaste ou danos.
-
Garanta que todos os parafusos e polcas estejam devidamente apertados.
Amortecedores, batentes e coxins:
-
Avalie se não é visivel vazamentos nos amortecedores.
-
Se os batentes e coxins dos amortecedores apresentam desgaste excessivo ou ressecamento.
Braços Oscilantes:
-
Verifique os braços oscilantes em caso de desgaste ou danos e se estão devidamente fixados e alinhados.
Sistema Eletrônico de Suspensão (se aplicável):
-
Se o veículo tiver um sistema de suspensão eletrônica, verifique se não há códigos de erro, geralmente indicado no painel do veículo.
Vazamentos, corrosão e desgastes evidentes:
-
Verifique se há corrosão nos componentes da suspensão, especialmente se você dirige em ambientes agressivos, como regiões litorâneas.
-
Procure sinais de corrosão que possam comprometer a integridade dos fixadores.
Lembre-se de que a manutenção preventiva é fundamental para evitar problemas sérios, aumentar a vida útil do veículo e garantir a segurança do motorista e dos passageiros. Se você não se sentir confortável ao realizar essas verificações, é sempre aconselhável procurar a ajuda de um mecânico profissional para realizar uma inspeção mais detalhada.
A PRP Mecânica Automotiva espera ter ajudado com essas dicas e alertas.
Em caso de dúvidas entre em contato e agende seu atendimento, a A PRP Mecânica Automotiva terá um grande prazer em atende-lo.